quarta-feira, 24 de julho de 2013

Palmeira Rafia

Palmeira Ráfia




Palmeira que pode atingir até 4 metros de altura muito utilizada para decorar ambientes internos por possui um crescimento lento e necessita de pouca luminosidade.

Aprecia-se de um solo úmido, porém não se deve encharcar-se, gosta de um clima ameno, mas sobrevive a baixas temperaturas sendo estas sem a presença de geadas.
Seu cultivo depende de um bom substrato e uma boa drenagem, para isso uma mistura composta de uma parte de terra comum outra parte de composto orgânico juntamente com uma parte de terra vegetal e areia será o suficiente para o seu cultivo.

A sua propagação dá-se por sementes e divisão de touceiras sendo a sua fertilização pouco exigente que se aplicarmos duas colheres de NPK (Nitrogênio, Fosforo e Potássio) com a fórmula 10-10-10 contribuirá para o resultado que ampliação do cultivo da Rafia.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Canários

Canários

O canário ou popularmente canarinho é um pequeno pássaro canoro, membro da família Fringillidae. Este pássaro é originário dos Açores, da ilha da Madeira e das ilhas Canárias. 

É um pássaro com um comprimento total de 12,5 centímetros e com um comprimento de asa de 71 milímetros. A sua plumagem é geralmente amarelada com a parte inferior do ventre de cor clara.

As fêmeas têm uma coloração amarelada, mais acinzentada e menos brilhante do que os machos,já a cor vermelha foi introduzida do canário doméstico foi pelo cruzamento do pássaro Tarim. Na América do Sul há um canário chamado Canário-da-Terra-Brasileiro tendo obtido este nome pela aparência mais amarelada e por ser de nossa origem.

 O acasalamento ocorre entre Março e Junho dependendo das condições atmosféricas e a postura é de quatro a cinco ovos que têm um período de incubação de 15 dias. O ninho colocado, geralmente, a entre 4 e 6 metros do solo entre ramos de loureiros, pinheiros e grandes tojos arbóreos, é confeccionado com fibras vegetais, ervas e folhas de estevas. Aparece muitas vezes atapetado por líquenes, pelos e penas.

 O macho não colabora na incubação, mas quando os juvenis nascem é solicitado a procurar alimento. Os juvenis com três semanas de idade são já capazes de voar, permanecendo ainda certo tempo na tutela materna.

sábado, 13 de julho de 2013

Jardins coloridos no inverno

Jardins Coloridos no Inverno

Não é apenas na primavera que se pode apreciar o desabrochar das flores. Algumas espécies se desenvolvem melhor em temperaturas mais baixas. Por isso, é possível apreciar belos exemplares de flores mesmo nos dias mais frios do ano. Uma boa alternativa para manter a casa colorida e perfumada nesta época é montar um jardim de inverno. Organizar esse tipo de espaço não é difícil, basta planejar com antecedência o plantio das flores e seguir algumas recomendações para conservá-las vivas durante toda a estação.
Há uma grande variedade de flores que resistem bem a baixas temperaturas, o Amor Perfeito gosta do clima mais frio inclusive as geadas. Flores com Boca-de-leão, Cravina, Lobélia,  também são boas opções para formar um colorido jardim de inverno. Para obter melhor resultado quanto a plantio, cultive primeiro as mudas para fortalecer as raízes.
Plantas como  azaleias são muito recomendadas para o frio. A azaleia vive sob o sol direto ou meia-sombra e floresce nos meses mais frios do ano. Essa espécie gosta do clima frio e é vista com freqüência em regiões serranas.
Algumas técnicas podem ser adotadas para prolongar a vida de todas estas flores de inverno, a irrigação, por exemplo, deve ser feita com mais frequência, já que esta estação costuma ser mais seca. Outra dica é proteger o pé das flores mais sensíveis com compostos orgânicos, como lascas de madeira ou musgos ornamentais, para evitar a perda de calor.
Outro detalhe importante é a poda, que não deve ser feita em plantas que vão florir no inverno ou no início da primavera para não prejudicar o desenvolvimento das flores. Nesses casos, o ideal é apenas remover folhas e galhos secos.


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Três Marias

Três Marias

Três Marias,trata-se de um arbusto lenhoso de médio a grande porte, muito ramificado e com a presença de uma grande quantidade de espinhos. Planta nativa do Brasil, das regiões leste e nordeste do país.

Espécie conhecida também por: bouganville, buganvílea e flor primavera. Apresentam folhas pequenas com textura lisa e espessura fina, as flores são pequenas, de cor branca. Escandescente, (planta que tende a trepar em um apoio ou em outra planta). Sua inflorescência principal se dá na primavera e verão e esporadicamente durante todo ano, porém apresenta flores em menor quantidade.

Três Marias é uma planta muito ornamental, com grandes ramagens. Muito utilizada em projetos de paisagismo devido sua resistência, floração em grande quantidade, extremamente ornamental quando cultivada em: pergolados, muros, paredes,portões, em grandes vasos, arcos para acabamento, faz dela uma das plantas mais procuradas para projetos de paisagismo.

Às vezes cultivados em grandes vasos, troncos grossos e retorcidos, muito ornamentais. Que lembram o formato de bonsai e cria um efeito interessante junto a piscina, terraço ou isolada sobre gramado. E deve ser realizada a manutenção constante, para não perder o belo formato.


terça-feira, 9 de julho de 2013

Os Cactos

Os Cactos

Os Cactos pertencem à família Cactaceae e possuem aproximadamente 84 gêneros e umas 1.400 espécies nativas das Américas. Em geral esse tipo de planta é usado para fins ornamentais, mas também pode ser utilizada na agronomia.

São adaptáveis a ambientes extremamente áridos e quentes o que comporta a sua característica em conservar água durante muito tempo, o caule do Cacto pode se expandir em estruturas suculentas verdes e perenes para conseguir conter a clorofila que é necessária para a vida.

Os espinhos são as folhas que no processo de evolução se reduziu, a principal função deles é realizar a respiração da planta. Também são essenciais para a produção de energia e transpiração do Cacto. Os espinhos ajudam a evitar a grande perda de água, um dos motivos que torna essa planta capaz de armazenar o líquido da vida.

Algumas pessoas optam por ter Cactos em casa porque acreditam que eles demandam menos atenção e cuidado que outros tipos de plantas que necessitam de água todos os dias. De certa forma não deixa de ser verdade que esse tipo de planta exige menos tempo do seu dono, mas como todo ser vivo necessita de alguns cuidados e atenção.

Se você está pensando em ter Cactos em casa ou no jardim é importante que saiba que eles precisam de pouca água, uma vez a cada mês é o suficiente para que cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível, podendo ser auxiliado com substratos de pedras e areia.





sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cuidando de seu bichinho

Cuidando de seu bichinho


Os cães e gatos são animais de estimação que estão presentes em diversas famílias, assim sendo uma ótima companhia e  verdadeiros amigos de muitas crianças e adultos. Sabe-se  que todos os que amam os seu cães e gatos desejam tratá-los da melhor forma possível com qualidade.


Atualmente, há inúmeras marcas de rações de cães e gatos, assim  geram muitas dúvidas sobre qual é a melhor. Para todos os interessados, a melhor forma de escolher uma boa ração para o seu cachorro ou gato é conferindo a tabela nutricional da ração, obtendo detalhes sobre qual das rações possui maior valor nutritivo, sua composição, teor de proteínas e aditivos que possam fazer bem ao animal.

 As rações devem conter  tabelas com essas informações sobre a composição da ração e com isso você poderá escolher entre as melhores como Monello,Birbo,Wiskas,Pedigree.






quinta-feira, 4 de julho de 2013

Cultivando plantas dentro de vasos em casa...


COMO CULTIVAR PLANTAS EM VASOS DENTRO DE CASA


Para quem gosta de ter o verde por perto, mesmo morando num apartamento, uma boa opção é ter vasos ou floreiras que dão vida ao ambiente, além de decorar. Siga algumas dicas fáceis para manter suas plantas lindas e bem cuidadas:
Na hora de regar deixe o solo levemente úmido sem encharcá-lo, o melhor horário para a rega é na parte da manhã, assim a planta terá o dia todo para evaporar a água, assim evitando o apodrecimento das raízes.

A rega constante vai deixando a terra sem nutrientes e sólida. Para manter suas plantas saudáveis, verifique se a terra do vaso está compactada a cada 3 meses, tenha em mãos uma pá de jardinagem para descompactar esta terra. Aproveite para adubar, já que as plantas ornamentais são muito exigentes em termos de nutriente, opte pelos adubos orgânicos (torta de mamona, farinha de ossos, cinzas de madeira, húmus de minhoca) que ajudam a repor os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento das plantas e são absorvidos lentamente pela raiz da planta. Após a adubação, molhe a terra.

Muito importante é a luminosidade e a ventilação. O ideal é deixar o vaso próximo de janelas e receber no mínimo 4 horas de sol por dia. Mantenha seu vaso bem cuidado, retirando folhas ou ramos secos ou doentes com uma tesoura de poda.
Na hora de escolher o vaso, que pode ser de cerâmica, vidro, madeira de demolição, bambu saiba que dão um charme especial às plantas da casa, mas o importante é manter uma proporção agradável entre o vaso e a planta deixando um bom espaço para o desenvolvimento das raízes e o crescimento da planta.

É muito fácil identificar quando suas plantas estão se adaptando bem ao local escolhido: elas estarão bonitas e viçosas. Boa sorte!


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Megafol: alternativa que faltava!

MEGAFOL : a alternativa que faltava!


Megafol é um estimulante do crescimento das plantas favorecendo o superamento da interrupção do crescimento devido ao estresse ambiental com melhor eficácia dos tratamentos.

Além da estimulação no desenvolvimento vegetativo possui aumento de produção, ação anti-stress e capacidade de transporte (Carrier) que está relacionado à ativação de genes na planta por processos metabólicos que se interligam pela síntese de hormônios endógenos, síntese de proteínas.

Constituído por um complexo de vitaminas, aminoácidos e proteínas, betainas e fatores que aplicados em momentos de geada, asfixia da raiz, capina e granizo cuja ação pode superar rapidamente de forma brilhante a interrupção do crescimento vegetativo.


Sendo adubo foliar pode ser utilizado em culturas de frutíferas como videira, morango  em pré-floração, pós-frutificação, amadurecimentos ou  em casos de interrupção vegetativas. Em culturas hortícolas como tomate, pimentão ao ar livre ou na estufa intervindo no pós-transplante a cada dez ou quinze dias.