terça-feira, 25 de junho de 2013

Hora de acordar!

Hora de acordar!
As fruteiras de clima temperado caracterizam-se pela queda das folhas no final do ciclo e a consequente entrada em dormência, que é um estado de inatividade fisiológica que permite a sobrevivência em condições de baixas temperaturas. Durante este período, a planta não demonstra crescimento, porém as atividades metabólicas continuam, embora reduzidas, o que lhe permite resistir, até mesmo, a temperaturas abaixo de zero graus celcius. Para que estas plantas iniciem um novo ciclo de crescimento na primavera, é necessária a sua exposição a um determinado período de frio, variável para cada cultivar.
Na região Sul do Brasil, a maioria das cultivares de macieira não tem a sua necessidade de frio invernal satisfeitas, apresentando sérios distúrbios fisiológicos, como brotação deficiente e desuniforme, reduzindo a produtividade.Diante disso, faz-se necessária a aplicação de tratamentos químicos que induzam e uniformizem a brotação.
A prática da quebra de dormência é empregada em diversas frutíferas temperadas com o objetivo principal de estimular e uniformizar a brotação das gemas vegetativas e florais.
A época mais adequada para a aplicação é no início do inchamento das gemas, o que normalmente ocorre entre 20 e 30 dias antes do início da brotação normal.
A cianamida hidrogenada, é a única molécula registrada no ministério da agricultura para a quebra de dormência em frutíferas de clima temperado e é altamente tóxico para o organismo humano.Visando a utilização de produtos naturais oErger entra em cena estimulando o desenvolvimento dos brotos promovendo crescimento e floração. É totalmente seguro, natural e específico para um crescimento equilibrado da planta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário